segunda-feira, 10 de maio de 2010

para dar uma primeira impressão...


SOMALIA, À ESPERA DE CAMBIOS
Somalia fez-se tristemente famosa pelas fomes e os conflitos entre clãs pela obtenção do poder e que obrigaram à ONU em 1992 a tomar o controle do país. O principal atrativo de Somalia, suas extensissimas praias, fica opacado pela perigosidade que hoje implica aproximar-se a um território em permanente estado de guerra civil.

Situação e Geografia da Somália
Localização Geográfica da Somália
Somalia tem uma extensão de 637.000 quilômetros quadrados, e está situada ao leste do continente, no chamado "Chifre da África". Limita-se pelo norte com Yibuti e o Golfo de Adén, pelo leste com o Oceano Indico, pelo sul com a Quênia e pelo oeste com a Etiôpia.

Ao norte e nordeste existe uma região montanhosa, mas a maior parte do país é um planalto. Para o oeste começa a Cordilheira de Golis, onde ficam as maiores altitudes do país (Surude Ad, 2.408 metros).

Flora e Fauna da Somália
O terreno semi-desértico e as elevadas temperaturas não permitem uma vegetação abundante, e reduzem a fauna a espécies como camelos, ovelhas e cabras.

História da Somália
A costa somalí fez em seu tempo parte da extensa rede árabe de comércio pelo Oceano Índico. A sua prosperidade ficou estragada quando os portugueses descobriram a Rota à Índia através do Cabo de Boa Esperança.

A princípios do século XX, Somalia era partilhada por italianos - que controlavam o sul - e Ingleses, que dominabam o norte. Ambas as partes uniram-se quando Somalia obtive sua independência em 1960. Nove anos depois, um golpe de estado deu o poder a Mohamed Siade Barre, que instaurou um radical sistema socialista, ganhando a amizade de Moscou, embora só até finais dos 70, quando Barre descobriu que a antiga URSS também armava seu vizinho e inimigo, Etiópia.

Contrariamente ao que acontece nos outros países da região, os somalíes pertencem todos à mesma tribo, embora repartidos em diferentes clãs. Esta diferença faz com que a história somalí dos últimos anos fique reduzida à luta dos diferentes claãs por obter mais influência no governo do país.

As lutas internas e a falta de poder obrigaram às forças da ONU a intervir em 1992, embora o ressultado não foi todo o satisfatório que se esperava, retirando-se as tropas em 1994 após ter-se logrado uma precária paz e ter-se instalado um governo interino.

As lutas continúam, segue sem ter um governo renconhecido e, pior, não se enxerga a possível solução em um futuro próximo.

Arte e Cultura da Somália
É difícil expor as manifestações culturais e artísticas de um país que têm-se envolvido, desde há muito tempo, em enfrentamentos bélicos, fomes e extrema pobreza. O que pode ser resgatado, são os restos de algumas cidades com clara influência árabe.

Locais Turísticos da Somália
MOGADISHU
A capital da Somalia foi fundada no século X d.C., e alcançou o seu esplendor no XIII graças a sua posição no comércio através do Oceano Índico com a China e a Pérsia. Antes da guerra, os lugares de interesse incluiam o Hammaweinou a original cidade de Mogadishu, uma das mais belas vistas da costa leste africana.

Para conhecer como vivem os somalies, nada melhor que visitar o Mercado junto à Rodoviária, ou o Mercado de Gado, chamado Suuqa Xoolaha. Os arredores estão cheios de formosas praias, sendo a mais popular a de Gazira. Também existem numerosas e tranquilas calas, mas é preciso ter cuidado com a presença de tiburões nelas.

OUTROS LUGARES DO PAÍS
Em Brava, uma preciosa cidade árabe antiga, é obrigatório visitar os talheres de pele e adquirir sandálias que os artesões elaboram neles.

Merca é outra maravilhosa cidade árabe, a 100 quilômetros ao sul de Mogadishu. A 5 quilômetros da cidade encontra-se a Praia de Sinbusi, limpa, tranquila e de águas transparentes. Pode-se alugar cabanas na mesma praia, e não há perigo de tiburões graças a um banco de areia que impede a aproximidade.

Gastronomia da Somália
Falar em gastronomia na Somalia não deixa de ser um pouco irónico. A dieta normal está composta de arroz, macarrão ou spaguetti com algo de molho. Ocasionalmente encontra-se carne de cabra, ovelha ou camelo. O desjejúm habitual na Somalia é o fígado frito (de ovelha, camelo ou cabra) com pão e cebola.

Bebidas
O chá é consumido abundantemente, em diferentes qualidades. Água só pode ser bebida engarrafada.

Compras na Somália
Os artesões somalíes distinguem-se pelo fino talhado de madeiras e o trabalho em peles, especialmente certos tipos de calçado ligeiro, sem esquecer alguns tecidos de grande colorido.

População e Costumes da Somália
Os artesões somalíes distinguem-se pelo fino talhado de madeiras e o trabalho em peles, especialmente certos tipos de calçado ligeiro, sem esquecer alguns tecidos de grande colorido.

Entretenimento e Festividades na Somália
Entretenimento na Somália
A austeridade das leis muçulmana s e a guerra civil reduzem ao mínimo as possibilidades de entretenimento na Somalia. Suas praias poderiam ser o lugar ideal para praticar esportes náuticos.

Festividades na Somália
A festa nacional da Independencia é o 1 de Julho (Fundação da República). Somalia é regida pelo calendário muçulmano para estabelecer suas festas.

Transportes na Somália
Avião
Vôos entre Nairobi e Mogadishu, sempre e quando não tenha combates na capital somali. Por rações de seguridade, não há vôos interiores.

Barco
No há transporte marítimo estabelecido entre Somalia e outros países.

Por terra
Existe uma rede regular de ônibus entre as principais povoações do sul, mas muito poucos no norte. A maioria viajam de noite para evitar o calor e os ataques aéreos. Dado o estado de guerra, não pode-se dizer quais serviços continúam funcionando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário